sexta-feira, 7 de março de 2008

12. redundâncias redondas

























o que mais me agrada no ser humano em geral é o que menos me agrada no ser humano em particular - a sua capacidade de ser redondo. e não me refiro às adiposidades que a ou b possam ter. falo da redonda capacidade de um ser humano se (re)fazer a cada passo que dá. o que hoje para mim é verde azeitona amanhã pode ser cinzento rato. é a isto que se chama uma personalidade redonda. redonda em oposição a plana. claro que esta característica torna o ser humano muito interessante, por ser cada dia diferente, mas também o torna muito mais dificil de se viver com. um cão é um cão todos os dias da sua vida de cão. uma pessoa, no mesmo dia, e, dependendo das pessoas, na mesma hora do dia, pode ser muitas diferentes. pode ser o homem que acorda de manhã e dá os bons dias com a cara com que dormiu, arrancada da almofada que grita de saudade da cara que se desprendeu dela para começar mais um dia. ou o mesmo homem que, banho tomado e barba feita, toma um pequeno-almoço rápido e mecanicamente deglutido, sem se aperceber que para que aquele pequeno-almoço surja, alguém teve de prepará-lo. ou o mesmo homem que, chegado ao escritório, enceta uma jornada de trabalho como tantas outras, em que tem de vestir a pele do cordeiro e do lobo dezenas de vezes por dia, nunca chegando a ser nem o cordeiro nem o lobo. ou ainda o mesmo homem, ou uma sombra deste, que, depois do expediente, chega a casa tão cansado que dispara contra tudo e contra todos a sua frustração pelo dia de trabalho não ter sido propriamente um 'dia de sonho' nem o trabalho ser propriamente um 'trabalho utópico'.


e o mesmo homem, no dia seguinte, vai ter um dia mais ou menos semelhante a este. e no seguinte. e no seguinte. até ao dia em que o piloto salta, a pressão faz estourar a epiderme e solta-se o revoltado, o enfurecido, o louco. e nunca se percebe porquê...


neste planeta redondo, o Homem, como ser dominante que é, é igualmente redondo, com ideias redondas, casas redondas, redomas redondas, escudos redondos, pensamentos redondos.


felizmente que alguns têm escotilhas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro HV, parabéns pelo blog e pela qualidade dos textos e das fotografias... sao realmente momentos que, embora numa outra perspectiva, nos fazem parar para pensar... parabens tambem pelas tuas fotografias no olhares... valha-nos ao menos a "net" para nos cruzarmos no dia a dia complicado das vidas.
Um abraço de parabens do Paulo

AE 3599 disse...

enquanto houver nesta vida Amigos assim feito tu... não me importo com os redondos... são eles que fazem dar valor a pessoas 100%... ah e já agora tudo o que é vivo é também inconstante... há cães que num dia abanam a cauda e no dia seguinte nos ferram quando lhes damos a comida! Mas isso meu querido veludo é a vida... Um abraço assim dakeles bem fortes
Filipe...(filhinho)